O EXEMPLO DE SÃO JOÃO NEUMANN

29/03/2011 14:48

Neumann nasceu em 28 de março de 1811 e morreu em 5 de janeiro de 1860, aos 49 anos de idade. Em 1977, foi declarado santo por Paulo VI. Natural da Boêmia, foi para os Estados Unidos, onde se tornou redentorista e bispo. São João Neumann, em tão pouco tempo de vida, construiu mais de 90 igrejas, fundou um sistema nacional de escolas paroquiais, além de investi r em algumas comunidades religiosas. Neste ano, os redentoristas celebram o bicentenário de seu nascimento.
O que destacar de seu exemplo para os tempos atuais? Primeiramente, a intensidade de uma breve vida doada numa intensa ati vidade de evangelização. O panorama atual da humanidade exige habilidade e empenho daqueles que se dedicam na construção do Reino de Jesus. E em muitos casos há paralisações, posições inertes, não compatí veis com o elan criati vo do Evangelho.
Talvez seja esse um moti vo pelo qual a Congregação Redentorista insiste no processo da reestruturação. Em segundo lugar, é possível colher de Neumann uma pessoa que se comprometeu com uma causa e não mediu distâncias. Saiu de sua pátria para, de forma missionária, ir ao encontro de outra gente, ultura...
Estar disponível não é ati tude tão simples para os dias de hoje, certo? Por fi m, a atualidade de São João Neumann também se encontra na presença humilde de uma Igreja que serve mesmo em tempos de hosti lidades. Com isso é possível sonhar um futuro de uma comunidade eclesial mais servidora dos pequenos e menos preocupada com suas estruturas de poder. Que São João Neumann ajude a Congregação Redentorista, que inicia seu novo quatriênio com novas comunidades e novos governos, a ser ágil no anúncio da Copiosa Redenção, num espírito de disponibilidade constante para o serviço dos mais fracos. Especifi camente na Província do Rio, que o tempo que se inaugura, com essa grande renovação das comunidades religiosas, seja semente de muitas ramagens novas para a videira de Jesus.
 

Pe. Vicente de Paula Ferreira, C.Ss.R.
Superior Provincial

Jornal Akikolá- Informativo da Província de MG, RJ e ES n Ano 29 n Nº 01 n Março de 2011