Espiritualidade Redentorista
Caminho de crescimento comunitário e pessoal
A palavra espiritualidade pode suscitar diversas imagens em nossa mente, pois cada civilização tem a sua forma de sistematizar a sua expressão espiritual, através de ritos,
dogmas e padrões morais, de acordo com a sua tradição religiosa. Espiritualidade é o caminho no qual o ser humano constrói a sua biografia na busca de se relacionar com o transcendental. É ela quem dá sentido a existência humana, auxilia o homem na organização de sua vida e orienta-o nas suas escolhas e nas suas decisões. Na fé cristã, a espiritualidade diz respeito ao relacionamento do homem com Deus e com o seu próximo, corresponde também ao desenvolvimento das virtudes e à vida guiada à luz do Espírito Santo.
A vivência da espiritualidade cristã nos proporciona viver o Evangelho, ato que se realiza no encontro com Cristo, o rosto visível e revelado por Deus no Novo Testamento. Pela sua ação redentora, Jesus nos reconcilia com o Pai e nos convida a participar do seu Reino de amor. Suas palavras, suas obras e o seu ato de amor manifesto na cruz nos constrangem, exigindo de nós conversão, transformação e mudança de vida para que possamos viver em alinhamento coma nossa identidade mais profunda que é a imagem de Deus.
Devido ao imenso amor do Pai para conosco, demonstrado na pessoa de Jesus, a espiritualidade redentorista nos convoca a anunciar o amor de Deus e a nos tornar discípulos sinalizadores do seu Reino. Ser redentorista significa trilhar esse caminho de discipulado de Jesus e deixar que nossas vidas sejam restauradas pelo Mestre.
É Ele quem estimula o desenvolvimento dos nossos dons e dos nossos vínculos afetivos, capacitando-nos para colaborar na construção de um mundo melhor, mais justo e mais fraterno; os seus ensinamentos são instrumentos que nos ajudam a educar os nossos sentidos e a potencializar as nossas habilidades, transformando-nos em líder de nós mesmos. Essa peregrinação iluminada pelo Espírito Santo nos impulsiona a não viver mais para nós mesmos e sim para Deus, pois viver o Evangelho é morrer para o “eu” e viver para o “outro”,
colocando-se em posição de serviço.
O Evangelho não condiz com a atitude de quem procura a Deus para obter um conforto pessoal, sucesso ou a resolução de seus problemas e sim com uma atitude de ruptura com o ego e com o apego às coisas, levando-nos ao encontro dos nossos irmãos e a apreciarmos as
coisas no seu devido valor. Por isso, não devemos nos comportar como consumidores d fé em massa.Precisamos ter uma fé autêntica e verdadeira, que nos encoraja a encarar os grandes conflitos da nossa época e da nossa geração, incorporado a uma espiritualidade que reflete os grandes temas da atualidade, como política, economia, ecologia e outros, que servem de suporte para que possamos ter um posicionamento à luz do Evangelho de Jesus Cristo.
O percurso que fazemos com o Redentor no seu discipulado é comunitário, não podendo ser adjetivado como individualista. O encontro com o Cristo nos possibilita a olhar para o outro
e conseguir enxergar que “eu” e o “outro” somos um. O que o alegra, me alegra; o que o prejudica, me prejudica, pois nós compomos juntamente o Corpo de Cristo.
A espiritualidade redentorista é uma fonte onde perpassa o propósito de Deus para os discípulos que estão caminhando para se tornarem imagem de Jesus Cristo.
Ela se concretiza em um crescimento espiritual e no desenvolvimento de uma fé capaz de amadurecer o ser humano na sua rede de relacionamento, de intimidade e mutualidade, pois esses são aspectos imprescindíveis para a vivência em uma comunidade que sinaliza o Reino de Deus. Os redentoristas, leigos e consagrados, buscam no dia a dia fazer esse caminho.
José Deniac Malaquias da Silva
MLR – Núcleo Glória
Juiz de Fora (MG)
Redentoristas do Leste em Notícias - Informativo da Provincia de MG, RJ e ES - Ano 28 - Nº 05 - Julho de 2010