16 de outubro - Dia de São Geraldo Majella

18/10/2010 08:27

Geraldo Magella (1726-1755), nascido em Muro, Itália, viveu apenas 29 anos. Fisicamente era frágil a ponto de chamarem-no de inútil. Robusto, porém, no desejo de fazer a vontade de Deus. Foi irmão Redentorista. Quando saiu de casa para entrar na Congregação, disse: “vou ser santo”. E assim aconteceu. Vida breve, mas intensa na relação amorosa com Jesus e com os pobres. Desde criança já vivia suas experiências místicas com o Cristo. Cenas variadas revelam o santo acolhendo Jesus e com Ele conversando. Todo esse movimento fez de Geraldo um impazzito – enlouquecido de amor por Deus, capaz de enxergar em tudo os acenos de um mistério maior que é fonte da vida.

Uma das cenas mais conhecidas da vida de tão simples irmão é essa em que ele entra em êxtase por estar no meio dos pobres e ouvir uma melodia. Conta-se que se tratava de uma canção de Santo Afonso “Il tuogusto”, o teu gosto. Um hino de exaltação da vontade de Deus. Êxtase, para além de um gesto anormal, pode significar a elevação da vida difícil, dos  sofrimentos e desafios, pela força amorosa de Deus que irrompe os limites humanos e faz ir além. Não seria essa uma motivação, por exemplo, para uma luta pela justiça?

Hoje, invoca-se São Geraldo como protetor das grávidas, das crianças, dos mais fracos. Sua presença ajuda o fiel discípulo de Cristo a defender a vida como dom que vem do alto. A vida - frágil e muitas vezes considerada inválida aos olhos de um tempo tecnicista - sempre guarda os segredos do criador. E por isso merece amor e um respeito profundo. Imagine se Geraldo (e outros tantos Geraldos e Geraldas) fosse avaliado apenas pelas medidas simplesmente racionais?

Pe. Vicente de Paula Ferreira, C.Ss.R.

HINO A SÃO GERALDO

 Ó São Geraldo glorioso, sois o

amigo de Jesus. Levai-nos ao bom

caminho, que para o céu conduz

Mostrai-vos, ó São Geraldo, para

todos um protetor. Por vós é que

esperamos a bênção do Senhor

Riquezas que nos enganam nunca

vossa alma procurou. Tesouros mais

preciosos o coração amou!

Nas lutas de vossa vida, vós

confiastes no Senhor. Ficastes contra

o inferno – sempre o vencedor.

Geraldo, santo bondoso, dai-nos a paz do coração. No céu, mostrar-vos

queremos a nossa gratidão.